terça-feira, 23 de julho de 2013

AMBIENTE VIRTUAL - RESULTADOS REAIS

    Sempre quando se pensa em sala de aula, uma imagem é de maneira intuitiva imaginada pela maioria dos educadores e dos educandos: Um ambiente real, com cadeiras, mesas, lousa, livros, cadernos, lápis, alunos e professores vivenciando embates diários sobre o que se deve aprender e o que se deve ensinar. Conteúdos, ideologias, disciplina e trabalho são sempre expostos a partir de um sistema muitas vezes considerado arcaico ou manipulador, cujas raízes não se sabe ao certo onde começou, mas se tem uma ideia de onde se pode chegar. Resultado: Alunos desmotivados, professores despreparados, acúmulo de conteúdos que dificilmente surtirão algum efeito na vida pessoal e diária de cada um dos que compõem o ambiente de sala de aula.
    O ambiente virtual vivido pelos estudantes em geral, a partir de sua próporia casa, traz consigo um misto de fantasia e imaginação, cuja criatividade e coragem são constantes nesse meio. A ilusão muitas vezes apresentada pela internet torna-se a cada dia muito mais atrativa do que qualquer ação real e concreta executada nos quatro cantos de uma sala de aula. A linguagem utilizada é diferente da linguagem escolar, os amigos formados  através de redes sociais e as postagens nem sempre são cultivadas de maneira a fazer com que haja algum tipo de crescimento positivo. O que fazer diante dessa realidade?
    Acompanhar a evolução tecnológica e conhecer os recônditos dos ambientes virtuais muito comuns na vida pessoal de cada aluno são os primeiros passos rumo a uma aproximação mais efetiva de sua atual realidade. Sem dúvida que inquietações surgirão no meio docente responsável ao se deparar com esse novo mundo, mas a necessidade latente desse contato, como forma de levar até o meio discente uma nova perspectiva de vida a partir do seu próprio conhecimento virtual, pode e deve ser objetivo dos educadores comprometidos com um ensino inovador, dinâmico e eficaz.
    Para tanto, é necessário que todos tenham noção do que se quer alcançar com o estudo das novas tecnologias, independente do grau de dificuldade que provavelmente encontrarão, além, evidentemente, dos desafios que essa inserção no mundo virtual trará, haja vista que o novo sempre carrega consigo alta dose de desconfiança e de preconceitos.
O mais importante é que ao começar essa jornada em busca de uma educação mais ativa, atual e eficiente, o educador, além da noção supra-citada, saiba quais são os fins, para que haja justificativa quanto aos meios. Saiba também discernir o certo do errado em qualquer ambiente, fazendo uso de todos os instrumentos que estiverem a sua disposição na busca por melhorias em seu local de trabalho e que, ao cabo, traga resultados concretos e respostas reais mesmo utilizando meios virtuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário